CONTEÚDOS RELEVANTES
1)
Conteúdos: números racionais ( fracionário e
decimal)
A) Números fracionários
- Estudo das
frações; significados; leitura; frações; problemas e tipos de frações:
- Estudo das frações:
significados; leitura; frações; problemas e tipos de frações:
- Equivalência de frações;
- Comparação de frações;
- Operações
fundamentais: + , - , x , : , potências e raízes.
B) Números decimais
Representação;
Transformação em
fração decimal;
Operações fundamentais
+ , -,x, : e potencia;
Reconhecer as diferentes representações;
Identificar as ordens,décimo,centésimo
milésimo;
Resolução de problemas;
Resolver problemas de porcentagem.
2)Competências e
habilidades a serem desenvolvidas.
Competências
Representar;
Comunicar-se;
Associar ao cotidiano o uso dos decimais;
Investigar e intervir
em situações reais;
Habilidades
Ler e expressar-se
com textos;
Converter uma
linguagem de representação em outra.
3) Objetivo especifico
Formular questões;
Realizar observações,
das diversas formas de representação;
Relacionar
informações e processos com seus contextos com o uso de decimal;
Descrever situações,
do uso dos números decimais;
Argumentar, sobre as
possíveis representações;
Trabalhar em grupo.
4) Justificativa
Diagnosticar e
enfrentar problemas, individualmente ou em equipe;
Representar um
número na forma decimal; compreender a estrutura do sistema de numeração
decimal;
Representar um
número decimal a partir da sua nomeação em língua materna; compreender a
equivalência entre casas decimais e efetuar transformações: décimos em
centésimos, unidades em milésimos, etc.; reconhecer a correspondência entre a
notação decimal; realizar as operações fundamentais e potencia com números
decimais;
Utilização do
soroban para propiciar ao educando a possibilidade de verificar o
posicionamento do algarismo na representação de um número decimal, bem como, o
valor relativo de cada algarismo nas casas decimais da esquerda e da direita da
unidade;
Utilização da
linguagem mista usada nos jornais e revistas obedecendo a correspondência entre
a fração decimal a Língua Materna, a linguagem mista e a Notação Decimal;
Obter frações
equivalentes e números decimais equivalentes, reconhecer números decimais
maiores e menores;
Resolver
atividades envolvendo as quatro operações fundamentais com números decimais.
5 - Materiais de
apoio pedagógico
Caderno do
professor de matemática;
Soroban,
confeccionado pelos alunos.;
Livro didático,
pensar e descobrir,
Atividades complementares;
Atividades
contidas nas experiências matemáticas;
Fazer o uso de software matemáticos;
Assim como
também usar recursos da internet,
em site
matemáticos
6- Lições de
Casa
Exercícios de
fixação de aprendizagem e correção item por item para reforçar o conhecimento.
7-
Expectativas de aprendizagem
Espera-se que
os alunos tenham habilidade de leitura, escrita, compreensão, interpretação e
raciocínio na resolução de situações problemas.
8-
Instrumentos de avaliação relativos.
Atividades em grupos
e individuais;
Resolução de
tarefas extraclasse;
Representação
dos números naturais e decimais no soroban;
Aplicabilidade da linguagem
Materna na descrição dos números decimais.
9- Proposta de
recuperação contínua.
Com o objetivo
de recuperar a contagem, e operações fundamentais com números naturais e
decimais serão apresentados novas atividades de memorização e desenvolvimento
do raciocínio lógico;
Uso do livro
didático, com atividades que priorizem o conteúdo estudado no bimestre.Analise
e interpretação dos folhetos de ofertas, privilegiando o Sistema Monetário
Nacional com atividades do cotidiano, para que operacionalizando com o
rotineiro possa transferir as situações de aprendizagem do abstrato para o
concreto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário