terça-feira, 4 de junho de 2013



Bem meu primeiro contato com a leitura e a escrita foi mesmo na escola , pois venho de uma família simples e humilde pois meus pais não tem o antigo primário completo. Quando ainda era criança gostava muito de ler estória em quadrinhos tanto em jornais como assim como em gibis . bom foi assim que tive meus primeiros contato com a leitura

 

A inserção da escrita discursiva em diferentes momentos da formação e o lembrar e narrar por escrito (ou oralmente) histórias da trajetória formativa  experienciada pelos protagonistas da pesquisa contribuíram para que se desenvolvessem profissionalmente, tornando-se agenciadores de suas reflexões e autores de suas imagens e conceitos. Além disso, pôde-se evidenciar que a experiência discente com a escrita discursiva sobre a Matemática, na formação inicial, influenciou a prática futura dos professores, pois estes passaram também a explorá-la didático-pedagogicamente com seus alunos.
A organização, por escrito, dos pensamentos e idéias permitia aos (futuros)
professores que seus conhecimentos docentes, às vezes ditos como tácitos, fossem
identificados, problematizados e (re)significados.
A busca de um estilo mais apropriado para expressar - se de forma compreensível, nos textos escritos, colocou em evidência diferentes gêneros discursivos. Isso ajudou a promover a própria compreensão e a do “outro” - aluno ou professor -, evidenciando a importância de se dar voz e ouvidos ao interlocutor durante o processo de produção e negociação de significados.
A liberdade de pensamento instaurada pela prática da escrita permitiu e propiciou que muitos dos protagonistas (re) significassem seu modo de atuar e organizar o trabalho pedagógico, empenhando-se para que a liberdade de expressão no ambiente de ensino-aprendizagem ocorresse em suas aulas. As narrativas de formação oportunizaram, entre outras contribuições da inserção da escrita no contexto de formação de professores de Matemática, o incentivo ao desenvolvimento da capacidade de análise durante a investigação, elucidando serem a escrita e a análise elementos indissociáveis.
Embora ciente da exígua porcentagem de futuros professores que têm a oportunidade de vivenciar, em sua formação inicial, experiências que promovam a reflexão por meio de linguagem escrita discursiva e reflexiva em disciplinas de conteúdo específico de Matemática, consideramos que as evidências deste estudo configuram-se como um convite para que outras pesquisas se dediquem a investigar a importância e o papel da escrita aliada à Matemática não só no ensino superior, como também no ensino fundamental e médio.

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