sexta-feira, 14 de junho de 2013

Números racionais ( fracionário e decimal)


CONTEÚDOS RELEVANTES
1)     Conteúdos: números racionais ( fracionário e decimal)
 
A) Números fracionários

-  Estudo das frações; significados; leitura; frações; problemas e tipos de frações:
 
- Estudo das frações: significados; leitura; frações; problemas e tipos de frações:
 
- Equivalência de frações;
 
- Comparação de frações;
 
           - Operações fundamentais: + , - , x , : , potências e raízes.

             B)  Números decimais

              Representação;
              Transformação em fração decimal;
              Operações fundamentais + , -,x, : e potencia;
              Reconhecer as diferentes representações;
              Identificar as ordens,décimo,centésimo milésimo;
              Resolução de problemas;
              Resolver problemas de porcentagem.
             2)Competências e habilidades a serem desenvolvidas.
             Competências
            Representar;      
            Comunicar-se;
             Associar ao cotidiano o uso dos decimais;
             Investigar e intervir em situações reais;
              Habilidades
              Ler e expressar-se com textos;
              Converter uma linguagem de representação em outra.
              3) Objetivo especifico
              Formular questões;
              Realizar observações, das diversas formas de representação;
              Relacionar informações e processos com seus contextos com o uso de decimal;
              Descrever situações, do uso dos números decimais;
              Argumentar, sobre as possíveis representações;
              Trabalhar em grupo.
              4) Justificativa
               Diagnosticar e enfrentar problemas, individualmente ou em equipe;
               Representar um número na forma decimal; compreender a estrutura do sistema de numeração decimal;
               Representar um número decimal a partir da sua nomeação em língua materna; compreender a equivalência entre casas decimais e efetuar transformações: décimos em centésimos, unidades em milésimos, etc.; reconhecer a correspondência entre a notação decimal; realizar as operações fundamentais e potencia com números decimais;
               Utilização do soroban para propiciar ao educando a possibilidade de verificar o posicionamento do algarismo na representação de um número decimal, bem como, o valor relativo de cada algarismo nas casas decimais da esquerda e da direita da unidade;
               Utilização da linguagem mista usada nos jornais e revistas obedecendo a correspondência entre a fração decimal a Língua Materna, a linguagem mista e a Notação Decimal;
                Obter frações equivalentes e números decimais equivalentes, reconhecer números decimais maiores e menores;
                 Resolver atividades envolvendo as quatro operações fundamentais com números decimais.
                 5 - Materiais de apoio pedagógico
                 Caderno do professor de matemática;
                 Soroban, confeccionado pelos alunos.;
                  Livro didático, pensar e descobrir,
                  Atividades complementares;
                  Atividades contidas nas experiências matemáticas;
                  Fazer  o uso de software matemáticos; 

                  Assim  como  também usar  recursos da internet, em  site  matemáticos

                  6- Lições de Casa

                   Exercícios de fixação de aprendizagem e correção item por item para reforçar o conhecimento.

                    7- Expectativas de aprendizagem

                    Espera-se que os alunos tenham habilidade de leitura, escrita, compreensão, interpretação e raciocínio na resolução de situações problemas.

                    8- Instrumentos de avaliação relativos.

                    Atividades em grupos e individuais;

                    Resolução de tarefas extraclasse;

                    Representação dos números naturais e decimais no soroban;

                    Aplicabilidade da linguagem Materna na descrição dos números decimais.

                    9- Proposta de recuperação contínua.

                    Com o objetivo de recuperar a contagem, e operações fundamentais com números naturais e decimais serão apresentados novas atividades de memorização e desenvolvimento do raciocínio lógico;

                    Uso do livro didático, com atividades que priorizem o conteúdo estudado no bimestre.Analise e interpretação dos folhetos de ofertas, privilegiando o Sistema Monetário Nacional com atividades do cotidiano, para que operacionalizando com o rotineiro possa transferir as situações de aprendizagem do abstrato para o concreto.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário